quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quarta, 24 de Outubro de 2007 18h33

"Guerras no Iraque e Afeganistão poderiam custar 2,4 trilhões de dólares



Um relatório oficial divulgado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Orçamento do Congresso Americano (CBO) afirmou que o custo total das guerras no Iraque e no Afeganistão poderia chegar a 2,4 trilhões de dólares até 2017. Este relatório leva pela primeira vez em conta os juros sobre empréstimos concedidos.



"O total das despesas americanas para as operações no Iraque e no Afeganistão e outras atividades ligadas à guerra contra o terrorismo deverá se elevar a entre 1,2 e 1,7 trilhão de dólares nos anos fiscais do período de 2001 a 2017", diz o relatório publicado nesta quarta-feira.


Poderiam ser acrescentados a esta soma 705 bilhões de dólares para pagar os juros dos empréstimos que o governo ainda deve pedir atá aquela data", acrescenta.


Entre 2001 e 2017, os juros devem chegar a 415 bilhões de dólares, aos quais poderiam ser somados 290 bilhões de dólares se as despesas previstas forem mais elevadas.


Esta soma de 2,4 trilhões de dólares é "o número mais elevado contido em nosso relatório, mas não sei se é o pior cenário possível", avisou o relator da Comissão de Orçamento, Peter Orszag, durante ausiência.


As estimativas da CBO, uma entidade independente, levam em conta, além dos custos diretos da guerra e os juros de empréstimos, as despesas médicas e as indenizações para os veteranos e suas famílias, assim como o custo da reconstrução de uma força nacional militarizada no Iraque e no Afeganistão."


- Acho que para acabar com a fome mundial, nao passa dos 50 Bilhões

- Deve ser... cadê minha caipirinha?

- Esqueceram da minha também...


fonte: http://www.onorte.com.br/noticias/?70952

Nenhum comentário:

Postar um comentário